O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



quinta-feira, 24 de março de 2016

Edição da Associação Portuguesa de Educação Musical, março, 2016.

"Este mês, focados na partilha de boas práticas no ensino da música no contexto do ensino genérico e no contributo para uma reflexão mais fundamentada sobre esta temática, damos destaque ao 1º Encontro Orff-Schulwerk realizado no dia 5 de março na Universidade de Aveiro, ao livro “Abordagem Orff-Schulwerk História, Filosofia e Princípios Pedagógicos” apresentado neste Encontro e, a propósito, relembramos o artigo de Wolfgang Hartmann sobre “O ensino musical criativo através da Orff-Schulwerk”, publicado em 2001 na Revista da APEM. Mas a partilha das boas práticas também se faz na prática: a APEM e o Cantar Mais foram visitar e participar no trabalho de um professor de educação musical numa escola pública, Sérgio Boto, e que aqui reportamos.
A insistência nas boas práticas no ensino da música para a aprendizagem da música no ensino formal, remete-nos para o conceito de boas práticas propriamente dito. O que são boas práticas em música? Haverá um modelo de boas práticas? Que premissas terão de existir para que se considere uma “boa prática”? A já vasta literatura de investigação sobre educação musical e o ensino e a aprendizagem da música poderá ser o ponto de partida para a procura de respostas a estas - e muitas mais - questões que poderíamos e deveríamos colocar para fundamentarmos uma perspetiva sobre o tema das boas prática".