O Blogue Pedagógico

A intenção deste Blogue é demonstrar que é possível partilhar com outros intervenientes designadamente alunos, educadores e cidadãos comuns, quer ao nível local quer ao nível internacional.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

XI ENCONTRO NACIONAL DA APEM, 2017



Aferições, música e cidadania artística.
"No início do mês de outubro, foram tornados públicos os resultados das provas de aferição,nomeadamente, os resultados das provas de aferição de Expressões Artísticas do 2º ano de escolaridade.
A APEM já se debruçou várias vezes sobre o tema e agora elaborou um parecer final sobre os resultadosdas provas de aferição na área da Expressão Musical que pode ser lido aqui*.
Os poderes políticos de uma maneira geral gostam e até investem em exames e provas de aferição. Não resistem... Mas o que seria bom mesmo era o investimento na qualidade da educação através da disponibilização de condições, meios humanos e materiais.
A música precisa de tempo, precisa de apoio, precisa de flexibilidade, precisa de dinheiro. Precisa de ser valorizada e precisa de ser protegida e defendida.
Nas palavras do compositor húngaro e filósofo educacional Zoltan Kodály: "A música é para todos". É parte da vida das pessoas seja por meio da rádio, de anúncios, de filmes, de programas de televisão, de aplicações, não se pode ignorar.
As nossas memórias mais antigas geralmente incluem música. Lembramo-nos, se não logo das canções da nossa infância, dos temas da nossa adolescência e juventude, e essas memórias transportam-nos para outros sítios. A música tem o poder de evocar tempo, lugares e pessoas. A música pode transportar-nos instantaneamente para uma hora e um lugar e a música tem o poder de transformar vidas individuais e coletivas".